domingo, 25 de outubro de 2015

O que é hard reset e quando você deve fazer isso no seu celular?


Você já deve ter visto alguém formatando um computador, não é mesmo? Mas será que é possível fazer o mesmo em um celular ou em umtablet? A verdade é que existem formas bem simples de fazer isso — e isso vale para os três principais sistemas operacionais portáteis existentes na atualidade: iOS, Android e Windows Phone. E quando é importante realizar um processo desse tipo?
Vale dizer que nos portáteis esse processo é conhecido como “hard reset” e que há várias situações em que a formatação dos portáteis pode ser recomendada — nós vamos falar mais sobre elas logo em seguida. Neste artigo, também explicaremos como fazer o hard reset nos três sistemas operacionais já mencionados. Mas, antes de tudo, vale um aviso em que todos devem ficar ligados.

Quando fazer um hard reset?

Ao contrário do que acontece nos computadores, a formatação hard reset nos smartphones e tablets não exige que os usuários possuam os discos oficiais de instalação do sistema operacional. Isso acontece porque os dispositivos contam com a base do sistema armazenada em seus domínios — o que torna nossa vida muito mais fácil, diga-se de passagem.
Isso significa que o processo não apenas “apaga todos os dados”, como também “restaura os padrões de fábrica” de um aparelho. Ou seja: em pouco tempo você pode voltar a usar o seu gadget da mesma forma que usava quando ele foi comprado — com melhorias de desempenho, correções de bugs e muito mais.
Os sistemas operacionais portáteis estão constantemente recebendo dados e sendo modificados. Isso significa que há muitos momentos em que eles podem passar por pequenas corrupções, que podem causar grandes problemas em longo prazo. Uma das consequências mais comuns está na lentidão sentida pelos usuários ou em apps que apresentam funcionamento com erros — principalmente por aqueles que costumam instalar muitos apps nos aparelhos.
Se você está passando por isso, provavelmente é hora de fazer o hard reset no seu celular. Além de restaurar os elos do sistema operacional, você também eliminará rastros e dados desnecessários, que podem estar pesando no processamento e na memória do aparelho. Com tudo isso, o resultado será bem visível em um dispositivo com funcionamento mais fluido e suave.
Também é importante fazer esse tipo de formatação sempre que você for trocar de aparelho. Afinal de contas, você não quer que o novo dono do dispositivo tenha acesso aos seus dados e também não quer deixar uma grande quantidade de arquivos pessoais rolando na gaveta — pronta para ser encontrada por qualquer pessoa.

Não se esqueça: faça um backup antes de tudo

Como estamos falando sobre uma formatação dos dispositivos, é bem importante se lembrar que todos os arquivos serão apagados. Por isso, recomenda-se fazer o backup dos seus dados em um computador ou em outro disco, que possa ser facilmente acessado em seguida. Também é possível fazer esse tipo de ação em serviços dedicados nas nuvens — sendo a melhor opção em alguns casos.
Nos iPhones, por exemplo, a opção mais completa para backups está no iCloud. Com ele, você pode fazer o salvamento dos seus arquivos, fotografias, dados, contatos e configurações de aplicativos com bastante rapidez. Isso também pode ser feito diretamente pelo iTunes instalado em seu computador, caso prefira.
No Android, o processo também pode ser simples. Com o aplicativo Helium, você pode salvar tudo o que quiser do seu aparelho — você confere um tutorial completo de como usar o app neste link. Com o software, é bem fácil fazer o backup de todos os dados presentes no aparelho, sendo essa também uma ótima opção para quem está trocando de smartphone — e mantendo o Android, é claro.
Já para os donos do Windows Phone, uma opção bem interessante está no próprio sistema operacional. Como explicamos aqui neste artigo, ele conta com muitas opções para permitir que os dados sejam salvos com rapidez e segurança. Outra possibilidade está no uso de apps próprios para este fim, como o BackItUp.

Hora da ação! Como fazer?

Realizar os processos de hard reset é algo muito simples em qualquer sistema operacional —muito mais fácil do que recuperar dados acidentalmente, então nunca pule a etapa dos backups. Confira agora mesmo como realizar a formatação de seus aparelhos com os três principais sistemas operacionais portáteis.

Android

Se você vai fazer a formatação diretamente pelo sistema operacional, tudo o que precisará fazer é seguir poucos passos no seu aparelho. Acesse a janela de configurações e então procure por “Fazer Backup e Redefinir”. Após isso, clique sobre “Restaurar dados de fábrica” e confirme a ação. Em poucos instantes o processo será iniciado e logo você terá o seu smartphone com tudo zerado.
Por outro lado, se o seu Android não está ligando por algum motivo — algo que acontece em algumas atualizações feitas de maneira equivocada, por exemplo —, você terá que fazer um caminho mais agressivo. Com o dispositivo desligado, segure o botão de “reduzir volume” junto com o “Power” por cerca de dez segundos. Uma janela de “Fastboot” será carregada rapidamente.
Nela, utilize o botão de “reduzir volume” para navegar pelas opções e então leve o cursor até “Factory”, pressionando o botão de “aumentar volume” para selecionar a opção. Em alguns minutos, todo o hard reset será feito e você terá o smartphone funcionando novamente. Vale dizer que, por este modo, geralmente não é possível fazer o backup das informações armazenadas.

iOS

Assim como no Android, o iOS também pode ser restaurado de duas formas diferentes. A primeira e mais simples acontece por meio do próprio iPhone ou iPad. Basta acessar a janela de configurações (Ajustes) e então a guia “Geral”. Nela, você deve navegar até chegar em “Redefinir” e então escolher a opção “Apagar todo o conteúdo e Ajustes”. Tudo será eliminado dentro de alguns minutos.
Mas se você prefere fazer o hard reset sem ser diretamente pelo iPhone, você terá que usar o iTunes do seu computador para realizar a formatação. Conecte o portátil ao computador em que o processo será realizado e então ordene a inicialização do iTunes. Depois disso é só escolher o aparelho no aplicativo e ordenar que a restauração seja realizada.

Windows Phone

Não há dúvidas de que todos os processos são muito simples, mas quando falamos sobre o Windows Phone isso fica ainda mais evidente. Tudo o que o usuário precisa fazer é ir até “Configurações” e então escolher a opção “Sobre o telefone”. Logo será mostrado um botão de “Redefinir o telefone”. Pressionando esta opção e confirmando a ação, todos os dados serão excluídos rapidamente.

.....

Como você viu, as formatações dos portáteis podem ser muito úteis para diversos casos e, felizmente, são muito simples para qualquer pessoa. Agora que você já sabe todos os passos desse processo, faça os seus backups e restaure o dispositivo para ter muito mais desempenho e qualidade. Você já havia feito algo desse tipo no seu smartphone antes?